ALGUNS CASES

Desafio
Entender os motivos que levaram um empreendimento da construtora não ser vendido e ficar estagnado.
O que fizemos?
A ACTRA iniciou os estudos através de uma investigação etnográfica, ou seja, fazendo todo o processo que um consumidor faria, porém sem se identificar como um pesquisador (cliente misterioso). Fomos visitar o stand de vendas da Gafisa e dos concorrentes locais, entendendo o que falavam no geral sobre o empreendimento da Gafisa.
Além disso, a ACTRA, sendo uma boutique de estratégia, também avaliou a coerência entre o conceito criativo e posicionamento de comunicação do empreendimento com o produto (características do imóvel), identificando uma falha muito relevante.
Fizemos um estudo na região levantando as carências em termos de entretenimento e propomos um relançamento do empreendimento com um conceito criativo mais adequado e que ainda gerava alta atratividade por trazer exatamente o tipo de entretenimento que faltava na região.
Resultado
O reposiocamento de comunicação foi um grande sucesso e o empreendimento foi 100% vendido.

Desafio
O que fizemos?
Resultado

Desafio
Munir a empresa de informações para a modernização da embalagem do seu principal produto, que correspondia a 70% do seu negócio.
O que fizemos?
A ACTRA sabia o quanto era delicado mudar uma embalagem no ponto de venda quando ela representava 70% do negócio do cliente, ou seja, o que poderia acontecer com a indústria caso os consumidores não reconhecem mais os produtos nas gôndolas da noite para o dia?
Então propomos primeiramente avaliar de forma qualitativa – focus groups – quais eram os ASSETS que a embalagem já tinha conquistado na mente dos shoppers, ou seja, através de quais elementos visuais e/ou verbais o cliente procurava a embalagem de café nas gôndolas. Descoberto isso, fomos avaliar de forma quantitativa quais eram os elementos que lideravam essa escolha e então, juntamente, e com a equipe de criação de nossos parceiros de design, propomos uma mudança gradual da embalagem em dois momentos, sendo que ambos, preservavam o elemento chave no qual o shopper procurava a embalagem no ponto de venda.
Resultado
Não tivemos nenhuma queda nas vendas, muito pelo contrário, as vendas do produto cresceram e o produto conseguiu valorizar sua percepção de valor sob a ótica do consumidor e shopper.

Desafio
O que fizemos?
A ACTRA entendeu quais eram os recursos internos que a Medcel tinha ao invés de atender o pedido da empresa de fazer alguns focus groups com alunos e propôs – com o mesmo investimento – uma pesquisa 360º com todos os stakeholders, ou seja:
- equipe interna de vendas e marketing da Medcel
- 4 mini grupos com alunos, ex alunos e não alunos
- 2 pesquisas quantitativas online com 1.200 cada, através de plataforma de pesquisa com a base de dados da própria empresa
Resultado
Descobrimos qual era o verdadeiro problema da queda das matrículas, tivemos um insight maravilhoso durante o processo, a equipe de marketing comprou a ideia e após a implementação a empresa começou a crescer mensalmente na faixa de dois dígitos e foi comprada por outro grupo.