ALGUNS CASES

Construtora

Desafio

Entender os motivos que levaram um empreendimento da construtora não ser vendido e ficar estagnado.

O que fizemos?

A ACTRA iniciou os estudos através de uma investigação etnográfica, ou seja, fazendo todo o processo que um consumidor faria, porém sem se identificar como um pesquisador (cliente misterioso). Fomos visitar o stand de vendas da Gafisa e dos concorrentes locais, entendendo o que falavam no geral sobre o empreendimento da Gafisa.

Além disso, a ACTRA, sendo uma boutique de estratégia, também avaliou a coerência entre o conceito criativo e posicionamento de comunicação do empreendimento com o produto (características do imóvel), identificando uma falha muito relevante.

Fizemos um estudo na região levantando as carências em termos de entretenimento e propomos um relançamento do empreendimento com um conceito criativo mais adequado e que ainda gerava alta atratividade por trazer exatamente o tipo de entretenimento que faltava na região.

Resultado

O reposiocamento de comunicação foi um grande sucesso e o empreendimento foi 100% vendido.

https://www.gafisa.com.br/

Hidrelétrica em Rondônia

Desafio

Munir a agência de branding de informações confiáveis e assertivas para direcionar as ações sociais, ambientais e de marketing da hidrelétrica a fim de neutralizar os impactos negativos da construção de uma usina junto à comunidade local.

O que fizemos?

Durante 5 anos (CINCO) seguidos, a ACTRA visitou a região da hidrelétrica (Porto Velho/Rondônia), a região central da cidade e todas as áreas de reassentamento, conversando com um público muito ampliado, desde empreendedores locais, pescadores, população reassentada, políticos de influência local, consumidores de todas as classes sociais (A/B/C/D), acompanhando e medindo o impacto das ações de comunicação implementadas pela agência de branding (https://www.idemmarcas.com.br) e seus resultados efetivos, ano a ano, bem como recomendando e propondo novas ações necessárias. Uma operação audaciosa foi montada pela ACTRA todos os anos numa região inóspita, sem estrutura e profissionais capacitados, que foi sendo otimizada e profissionalizada ano a ano, tendo seus custos reduzidos e sua eficácia melhorada.

Resultado

Ano a ano a rejeição a instalação da Hidrelétrica foi caindo até a mesma ser relacionada a algo muito positivo, o marco de mudança e desenvolvimento da cidade de Porto Velho. https://santoantonioenergia.com.br/
Indústria de café

Desafio

Munir a empresa de informações para a modernização da embalagem do seu principal produto, que correspondia a 70% do seu negócio.

O que fizemos?

A ACTRA sabia o quanto era delicado mudar uma embalagem no ponto de venda quando ela representava 70% do negócio do cliente, ou seja, o que poderia acontecer com a indústria caso os consumidores não reconhecem mais os produtos nas gôndolas da noite para o dia?

Então propomos primeiramente avaliar de forma qualitativa – focus groups – quais eram os ASSETS que a embalagem já tinha conquistado na mente dos shoppers, ou seja, através de quais elementos visuais e/ou verbais o cliente procurava a embalagem de café nas gôndolas. Descoberto isso, fomos avaliar de forma quantitativa quais eram os elementos que lideravam essa escolha e então, juntamente, e com a equipe de criação de nossos parceiros de design, propomos uma mudança gradual da embalagem em dois momentos, sendo que ambos, preservavam o elemento chave no qual o shopper procurava a embalagem no ponto de venda.

Resultado

Não tivemos nenhuma queda nas vendas, muito pelo contrário, as vendas do produto cresceram e o produto conseguiu valorizar sua percepção de valor sob a ótica do consumidor e shopper.

https://cafepacaembu.commercesuite.com.br/

Cursos de residência médica

Desafio

Entender porquê as matrículas dos alunos estavam caindo por meses consecutivos.

O que fizemos?

A ACTRA entendeu quais eram os recursos internos que a Medcel tinha ao invés de atender o pedido da empresa de fazer alguns focus groups com alunos e propôs – com o mesmo investimento – uma pesquisa 360º com todos os stakeholders, ou seja:

  • equipe interna de vendas e marketing da Medcel
  • 4 mini grupos com alunos, ex alunos e não alunos
  • 2 pesquisas quantitativas online com 1.200 cada, através de plataforma de pesquisa com a base de dados da própria empresa

Resultado

Descobrimos qual era o verdadeiro problema da queda das matrículas, tivemos um insight maravilhoso durante o processo, a equipe de marketing comprou a ideia e após a implementação a empresa começou a crescer mensalmente na faixa de dois dígitos e foi comprada por outro grupo.

www.medcel.com.br